São Paulo
São Paulo

 Luis Fabiano diz que eliminação na Copa ajudou em retorno ao São Paulo

Após seis anos no Sevilla, Luis Fabiano decidiu que era hora de voltar ao futebol brasileiro. Mas alguns fatores agilizaram tal mudança. E um deles foi a derrota do Brasil na última Copa do Mundo, na África do Sul. A saudade da família e a recente lesão também contaram.

“Muitas coisas acontecem e fazem você pensar em retornar. Primeiro teve a eliminação na Copa do Mundo, que foi uma coisa muito difícil”, contou o atacante em entrevista ao site oficial do São Paulo.

Luis Fabiano foi o camisa 9 da seleção de Dunga na África do Sul. Titular absoluto, marcou três gols e foi o artilheiro do Brasil, mas não conseguiu evitar a eliminação nas quartas de final após a derrota por 2 a 1 para a Holanda.

O longo período no Sevilla também fez o atacante procurar novos desafios. “Foram seis anos no Sevilla e tenho uma sensação de dever cumprido. Tive algumas desilusões. Algumas coisas não aconteceram da forma natural que eu achei que aconteceriam. Alguns acontecimentos fizeram com que eu parasse para pensar e ver que estava na hora de mudar de ares, time, cidade, objetivos... E nada melhor que voltar para o lugar onde fui muito feliz e seguir esta minha história no São Paulo”, comentou.

Edílson celebra gol do Corinthians no empate contra o Real Madrid, no Morumbi.

São Paulo chama Mundial vencido pelo Corinthians de "torneio de verão" e "protótipo".

O São Paulo aproveitou o lançamento de seu novo site oficial para cutucar o Corinthians. O clube tricolor se referiu ao Mundial de Clubes de 2000, vencido pelo arquirrival, como torneio de verão e protótipo patrocinado pela Fifa.

A descrição aparece no item Soberania, em um texto que cita as reformas no estádio do Morumbi, palco de jogos do Corinthians pelo torneio internacional.

“Adaptado a novas condições de segurança e conforto, a capacidade de público do Gigante [Morumbi] foi reduzida. Um novo sistema de iluminação, muito mais potente, foi inaugurado em 1999. Em janeiro do ano seguinte, todas as reformas foram finalizadas a tempo de se disputar um torneio de verão, protótipo patrocinado pela FIFA”, registra os são-paulinos em seu site.

O termo protótipo é utilizado porque foi o primeiro Mundial de clubes promovido pela Fifa. O segundo aconteceu apenas em 2005 e foi vencido justamente pelo São Paulo, com o Japão como sede.

A troca de provocações entre corintianos e são-paulinos ganhou força nos últimos anos. Em 2009, um vídeo institucional para celebrar os 99 anos de vida do clube de Parque São Jorge utilizou um bambi vestido com uniforme idêntico ao do São Paulo.

Em um desenho animado, que simulava um campo de futebol, um gaviãozinho driblava seu oponente, um bambi, de uniforme branco com listras pretas e vermelhas.

À época, o presidente Andrés Sanchez pediu desculpas pelo episódio. “Eu queria pedir desculpa pelo bambizinho que apareceu no vídeo. Isso não passou pelo meu crivo”, declarou.

E foi durante a gestão de Andrés que o Corinthians deixou de utilizar o Morumbi como palco para as suas partidas. O time alvinegro só vai ao estádio são-paulino como visitante nos clássicos.